A Análise Térmica é largamente utilizada na Europa e EUA em suas fundições e atualmente tem despertado um grande interesse nas fundições brasileiras, pois com ela podemos otimizar o processo e melhorar a qualidade dos fundidos.
Essa técnica é utilizada para o controle do grau de nucleação em banhos de Ferro Fundido, que é uma das variáveis de processo que devemos controlar para obter peças com os requisitos de qualidade desejados.
Durante o processo de elaboração do Ferro Fundido o grau de nucleação sofre variação de acordo com as operações do processo e se não for efetivamente controlado pode levar a ocorrência de defeitos.
Para auxiliar as fundições na implantação desse método de controle, elaboramos um programa de capacitação e consultoria na aplicação do método onde mostramos os benefícios que podem ser alcançados pelas fundições interessadas em aplicar a técnica de análise térmica para avaliar a condição metalúrgica dos banhos de ferro fundido, gerando ganhos de produtividade e otimização de processo.